Sevenfit - Os melhores suplementos nutricionais
49 . 3444 9196   49 . 99941 7337

Blog



Alimentos Integrais

28/07/2017

Todo mundo já ouviu dizer que consumir alimentos integrais é melhor para a saúde devido sua riqueza nutricional, mas você sabe exatamente o porquê disso? Aliás, você sabe o que e quais são os alimentos integrais e como eles podem trazer benefícios ao seu organismo?

Antes de iniciar uma dieta ou de incluir alimentos no seu cardápio é fundamental pesquisar, entender e, principalmente, consultar um médico ou nutricionista para ter certeza de que está se alimentando da forma correta e que seu organismo está recebendo a quantidade suficiente de nutrientes.

Os alimentos integrais devem entrar nessa lista de pesquisa antes de serem incluídos na sua dieta. Quem passa em consulta com um profissional, terá mais facilidade em entender as características dos integrais e também como e a que horas esse tipo de alimento deve ou pode ser consumido.

A principal característica dos alimentos integrais é o fato de eles não passarem por nenhum tipo de processo de refinação e, assim, conservam todas as partes que são ricas em nutrientes, como as cascas e películas desses alimentos. Esse alimentos são os grãos e cereais, como o arroz integral, a aveia e o trigo. Com seus derivados, outros alimentos podem ser feitos como o pão e a farinha integral.

Entre os principais benefícios desses alimentos estão a redução do colesterol ruim, a prevenção de doenças como diabetes, doenças do coração, diverticuloses e vários tipos de câncer, além de promover o aumento da sensação de saciedade e dar mais energia.

Ao ser ingerido, o alimento integral libera açúcar na corrente sanguínea aos poucos e, por isso, é um alimento indicado para a prevenção da diabetes, já que ajuda a controlar o índice glicêmico. Outra questão importante e que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente os relacionados com o intestino, é o fato de os integrais ajudarem na digestão aumentando o bolo fecal, que ajuda a regular o funcionamento do intestino.

No entanto, pessoas que já possuem diabetes não devem consumir alimentos integrais sem orientação médica. É fundamental, nesses casos, que o paciente passa por exames e uma consulta para entender o seu tipo de diabete e quais alimentos podem ou não ser consumidos.

O que muitas pessoas querem saber, no entanto, é se os alimentos integrais ajudam a emagrecer. E a resposta é relativa. Uma das características dos integrais é o tempo longo de digestão. Ou seja, esses alimentos costumam causar uma maior sensação de saciedade, pois demoram mais tempo para serem digeridos. Com isso, a pessoa automaticamente acaba comendo menos, já que não sente tanta fome. Nesse caso os integrais podem sim ajudar no emagrecimento.

Além disso, eles ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que nosso gasto calórico em repouso seja maior. No entanto é importante ficar alerta, pois os integrais são bastante calóricos e, em alguns casos, até mais do que os alimentos refinados. Isso quer dizer que você não deve exagerar e sair por aí se entupindo de pães e massas integrais.

Outro alerta é quanto a ingestão de água. Sempre que se inclui o consumo de alimentos integrais é importante também cuidar para beber a quantidade necessária de água por dia para hidratação. As fibras ingeridas precisam ser hidratadas para ajudar na digestão e não causar constipação.

Em resumo, incluir alimentos integrais na sua dieta pode sim ajudar a emagrecer, mas, como tudo na vida, não deve ser utilizado de forma exagerada e desmedida. Além disso, conquistar um corpo bonito é sinônimo de ter um corpo saudável, por isso, pratique atividades físicas e tenha uma alimentação balanceada.

Fonte: http://www.madrugaosuplementos.com.br/blog/dieta-e-nutricao/por-que-os-alimentos-integrais-sao-melho








topo